Nova picape da Peugeot pode chegar ao Brasil com motor 2.0 turbodiesel e câmbio automático
30/09/2021 - Notícias
A Peugeot voltará a ter uma picape no Brasil. Apesar da última má experiência com a compacta Hoggar na década passada, a fabricante trará do Uruguai a Landtrek.
O lançamento será ao longo de 2022, mas algumas unidades já rodam em testes na Argentina e no Brasil. No país vizinho, a picape média inclusive já está sendo vendida. Porém, ainda não há muitas definições sobre os conjuntos mecânicos que novidade deve ter no mercado brasileiro.
Por aqui, o segmento de picapes é bastante competitivo e encarar nomes como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger exige uma estratégia muito bem acertada. A Peugeot está testando a Landtrek com três combinações de motor e câmbio:
- 2.4 turbo de 210 cv a gasolina e câmbio manual de 6 marchas com tração traseira;
- 1.9 turbodiesel de 150 cv e câmbio manual de 6 marchas com opções de tração 4x4 ou traseira;
- 2.0 turbodiesel de 180 cv e câmbio automático de 6 marchas com opções de tração 4x4 ou traseira
As duas primeiras já são conhecidas, afinal a Landtrek é oferecida na Argentina com tais combinações. No México, o motor a gasolina ainda pode ser combinado com uma caixa automática.
Caso essa combinação não chegue ao país, as opções testadas no país vizinho parecem menos adequadas para o mercado brasileiro, cuja preferência é pelo câmbio automático. O motor 1.9 diesel ainda ficaria um patamar abaixo em termos de potência, na comparação com as principais concorrentes, que já chegam aos 200 cv, e até na comparação com a Toro e seus 170 cv.
Assim, o motor 2.0 turbodiesel surge como uma opção mais viável para a picape da Peugeot por resolver esses dois pontos: entregar mais potência e poder ser combinado com câmbio automático.
Outra vantagem desse motor é que ele já possui sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR), capaz de converter os óxidos de nitrogênio (NOx), um dos poluentes mais nocivos, em água e nitrogênio. Além disso, pode ser equipado com tanque de Arla 32, uma solução com 32,5% de concentração de ureia de alta pureza (daí o 32 no nome).
De todo modo, com o lançamento ainda distante, ainda não há clareza sobre a estratégia da Stellantis para a Peugeot Landtrek. Antes dela, a marca francesa vai lançar no Brasil as versões elétricas do hatch 208 e da van Expert.
Fonte: Auto Esporte